Já há algum tempo, a Equipe CUCA Campinas conta com a colaboração de um mesmo treinador: o Professor José Carlos da Silva, ou simplesmente, Da Silva.
Há mais de 10 anos, o Prof. Da Silva dedica parte de seu tempo, aos finais de semana, para prestar assessoria aos atletas integrantes de Equipe CUCA. Seu trabalho é voluntário e, portanto, louvável. O amor à profissão e carinho dispensado à nossa entidade o torna uma pessoa especial na vida de todos os associados e amigos corredores.
Nascido em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, o fundista José Carlos Da Silva iniciou suahistória como corredor na Escola de Especialistas da Aeronáutica, localizada na cidade de Guaratinguetá, região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo.
Competiu por diversas equipes de atletismo tradicionais de nosso país, como Flamengo-RJ, Ponte Preta-SP, Funilense-SP (atual Orcampi) e CUCA-SP, ao longo de mais de 30 anos.
Correndo pela academia da Força Aérea
Da Silva fez parte da Seleção Brasileira de Maratonistas durante 20 anos, nas décadas de 70 a 90. Figurou entre os 10 melhores maratonistas do Brasil entre os anos de 1989 e 1994. Marcou para sempre seu nome na história do atletismo da cidade Campinas – onde reside atualmente – em 1984, após se tornar o primeiro vencedor da mais tradicional prova de 10K do interior Paulista, a Corrida Integração, realizada há mais de 25 anos na cidade.
Com participações em provas internacionais de diversos países, como Argentina(correu a Maratona de Buenos Aires após ter ganho a inscrição por finalizar a Maratona de Brasília na 5ª posição, no ano anterior), Portugal, Espanha, Argélia, Marrocos e Tunísia. Adicionou no ano de 1995 ao seu currículo, com muito orgulho, a participação na mais importante de todas as provas, a Maratona de Nova Iorque. E não precisou pagar para correr a prova, não! Aconteceu da maneira que descreveremos a seguir…
No ano de 1994 participou de um circuito de corridas de rua no Brasil, com provas realizadas nas cidades paulistas de Campinas, Campos do Jordão, Santos e São Paulo, todas em percurso de 10K. Venceu, em sua categoria, três das quatro etapas e, devido a isso, conquistou o direito de participar da disputadíssima Maratona de Nova Iorque. Na delegação que participara da prova, fazia parte um dos maiores fundistas brasileiros da história recente, Vanderlei Cordeiro de Lima (foto ao lado).
O professor Da Silva terminou esta prova com o excelente tempo de 02h43min.
Uma das experiências mais marcantes de sua vida foi ter a possibilidade de realizar alguns treinos, em grupo, juntamente com os corredores mais velozes do mundo: os africanos. Isso aconteceu em 1986, na cidade de Argel, capital da Argélia.
Um ano antes, em 1985, participou do Mundial de Cross-Country na cidade de Algarve, ao Sul de Portugal, como um dos 10 integrantes da Seleção Brasileira de Maratonistas. Nesta prova, a equipe Brasileira terminou, na soma dos resultados de todos os atletas, em 3º lugar, conquistando a honrosa medalha de bronze. (foto abaixo).
Recentemente, em 2010, aos 57 anos de idade, Da Silva protagonizou um feito sensacional! Na Corrida Integração, na cidade de Campinas-SP, após passar pela primeira curva do percurso, a pouco mais de 300m da largada, acabou escorregando no asfalto molhado e caiu. Levantou-se rapidamente e, ainda com dores no braço esquerdo, continuou sua corrida. Para surpresa de todos ao final da prova, após seu relato sobre a queda, ainda conseguiu completar o percurso com o improvável tempo de 40min05! Improvável, pois, mais tarde, após a realização de exames médicos, constatou-se que Da Silva havia fraturado o ombro na queda.
Da Silva, que é casado e pai de 3 filhos, ainda realiza outro trabalho voluntário, de ação social, denominado “Projeto Descobrindo Talentos”, com jovens meninas carentes de um bairro da cidade de Campinas, proporcionando a estas jovens a possibilidade, sem custo, da prática de atividades físicas e orientando-as a respeito da importância da consciência social e cívica. O trabalho é realizado em sua própria academia (ARF – Academia) em parceria com a Unicamp, que faz o acompanhamento das meninas (curva de crescimento, lateralidade, etc) e em contrapartida permite a utilização de suas piscinas para que as meninas pratiquem natação.
Suas melhores marcas são:
5 Km > 14min53
10 km > 31min40
Meia Maratona > 1h09min
Maratona > 2h23min
Este é JOSÉ CARLOS DA SILVA, nosso treinador! Esta é sua história, de muitas conquistas e dedicação!
Deixamos aqui nossa singela homenagem a este admirável profissional e excelente pessoa!
Um grande abraço de toda:
Equipe CUCA Campinas