A alimentação para corredores é o fator-chave para que o praticante iniciante, ou não, obtenha bons resultados e evite lesões. A corrida é um esporte que exige muita energia na sua prática. Por isso, é necessário suprir os estoques do organismo antes de sair para correr e repor, o que foi perdido logo após o treino.

Confira abaixo como ter uma alimentação para corredores adequada no período pré e pós-treino:

Pré-treino

Na alimentação pré-treino (ou pré-corrida, se preferir) é importante que o corredor procure por alimentos energéticos, como forma de ofertar combustível para o organismo suportar todo o percurso. A banana, a aveia, os cereais integrais, o pão integral e as raízes, como a batata doce ou aipim, são boas opções para serem ingeridas antes de encarar uma corrida.

Vale ressaltar que existem estratégias diferentes que podem ser adotadas por determinados períodos com o objetivo de potencializar e otimizar a utilização de gorduras durante o exercício e, assim, diminuir o consumo do glicogênio (reserva energética do músculo).

Essas estratégias, geralmente, valem do uso da redução de carboidratos e maior utilização de gorduras boas antes do treino, como, por exemplo, abacate, oleaginosas, açaí (sem xarope) e até mesmo chocolate amargo.

Pós-treino

Na alimentação pós-treino (ou pós-corrida, se preferir) o corredor deve pensar que precisa recuperar o que foi perdido e ainda dar nutrientes para que o organismo consiga reconstruir o que foi utilizado em demasia.

Dessa forma, alimentos ricos em proteínas, barras de proteínas, ovos cozidos, atum, sardinha e carne ou frango, são ótimas fontes alimentares pós-corrida. Para quem não tem alergia ou sensibilidade ao leite, por exemplo, pode utilizá-lo ainda, assim como os seus derivados ou suplementos proteicos.

https://my.oceandrop.com.br/