Se você corre ou conhece alguém que pratica corrida de rua já deve ter escutado alguns termos bem específicos para se referir aos treinos: fartlek, intervalado, tiro, progressivo, ritmo… Esses vários tipos conferem diferentes estímulos na hora de treinar, o que é importante para melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular, além de exercitar o cérebro.

Fartlek

O treino fartlek é feito com grande variação de estímulos. Durante o tempo pré-determinado, o corredor alterna entre diferentes velocidades, altimetrias ou até tipos terrenos. Por exemplo, podem ser feitos 5 minutos de corrida forte, 5 minutos de moderada e 5 minutos de leve, até completar 1 hora, ou 500 m na areia e 500 m no asfalto, até chegar a 5 km.

Intervalado

Popularmente chamado de tiro, o intervalado é o treino em que o atleta corre em alta velocidade durante intervalos determinados de distância ou tempo e, em seguida, descansa por um período. O descanso pode ser ativo, com caminhada ou trote leve. O número de repetições e a distância ou o tempo de corrida variam. Podem ser feitas, por exemplo, 10 repetições de 400 m, com descanso de 1 minuto, ou 6 vezes de 200 m, com descanso de 30 segundos.

Longo

O treino longo, geralmente, é feito aos finais de semana por demandar um tempo maior, principalmente para quem está treinando para longas distâncias, como meia maratona (21 km) e maratona (42 km). A distância a ser percorrida depende da sua prova alvo e do tempo disponível para o treinamento. Normalmente, o longão é feito de maneira leve ou moderada porque o objetivo é se manter mais tempo correndo.

Ritmo

O treino de ritmo é aquele usado para simular a velocidade da prova alvo. Nesse treino, a distância a ser percorrida deve sempre ser menor do que a do objetivo final. Aqui a meta, como o próprio nome diz, é treinar o ritmo, acostumar o corpo ao desconforto para evoluir.

Fonte: https://www.netshoes.com.br/blog/corrida/post/conheca-os-diferentes-tipos-de-treino-de-corrida