Nutrição e corrida! Por que a nutrição é tão importante para uma corrida? E que diferença isso pode fazer? Se estivermos falando de uma maratona o gasto de energia está em algum lugar entre 2.200 e 3.200 kcal, dependendo principalmente do peso corporal. Curiosamente, não está relacionado ao ritmo!
Nutrição e corrida! O que a má nutrição pode acarretar:
Hipoglicemia -> levando muitas vezes o corredor a andar na última parte da maratona com pouca ou nenhuma força nas pernas.
Desidratação -> Principalmente em dias quentes, resultando em: cansaço, dores de cabeça e desorientação.
Como podemos evitar problemas e aumentar as chances de uma grande corrida?
Além de garantir que você está bem treinado e bem recuperado no início de uma corrida, você também dependerá de 3 fatores principais relacionados à nutrição:
Certifique-se de que há combustível suficiente e adequado para completar sua corrida. Bastante carboidrato armazenado no músculo
Carboidrato suficiente armazenado no fígado
Fornecimento suficiente de carboidratos durante a corrida
Carboidrato como combustível
O corpo usa dois combustíveis principais: carboidratos e gordura mas quando a intensidade aumenta, o carboidrato ainda é o combustível preferido. O carboidrato pode fornecer energia muito mais rápido para os músculos do que as gorduras. A gordura é como o “diesel” e pode suportar esforços muito mais longos do que os carboidratos.
Carboidrato, no entanto, pode fornecer muito mais energia por unidade de tempo
Os estoques de carboidratos são relativamente pequenos
O corpo tem estoques de ambos os combustíveis, mas infelizmente os estoques de carboidratos são muito menores do que os de gordura.
Para ajustes individuais sempre procure ajuda profissional!
Fonte: https://chelso.com.br/site/nutricao-e-corrida/