Entrar em forma requer disciplina, suor e esforço. Ficar feliz é bem mais fácil. Segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos da Universidade de Michigan, são necessários 150 minutos de exercícios por semana para sentir melhoras no organismo. Com apenas dez minutos, no entanto, é possível aumentar o nível de felicidade. Não importa o tipo de atividade física, basta movimentar o corpo. Corrida, ciclismo, caminhada e alongamento são algumas das opções.

De acordo artigo publicado no ‘Journal of Happines Studies’, pesquisadores avaliaram resultados obtidos através de 500 mil participantes em 23 estudos observacionais realizados desde 1980. Neles eram observados os hábitos e níveis de felicidade dos participantes, que foram divididos em dois grupos – uma para se exercitar e outro para fazer absolutamente nada.

Segundo o professor de saúde e condicionamento físico da escola de Cinesiologia, da Universidade de Michigan, Weiyun Chen, “cada um dos estudos mostrou uma relação benéfica entre ser fisicamente ativo e feliz”.

Mesmo pessoas que se exercitavam apenas uma vez por semana relataram melhora no estado de humor do que àqueles que não se exercitavam.

Por não ser um experimento controlado, não foi possível determinar qual a causa e efeito entre o exercício e a felicidade. Se a pessoa corre porque é feliz ou se é feliz porque corre. Há maior probabilidade de que pessoas mais felizes e com melhor saúde mental se exercitem mais e são propensas a permanecerem ativas por longa data.

Fonte: Época